O TRABALHO CAMPONÊS


Na era medieval, cada pessoa ou grupo de pessoas tinha a sua devida importância para o mantimento e desenvolvimento da sociedade. Cada trabalho, cada esforço, cada nobre, soldado, rei e outros, tinham os seus valores para a evolução.

Os reis governavam, trazendo prosperidade, crescimento e defendendo as suas terras e população; os soldados lutavam nas guerras; os barqueiros transportavam mercadorias; os ferreiros construíam equipamentos e utilidades para o cotidiano.

Mas, e os camponeses ? Qual era a sua importância e porque eles eram importantes

IMPORTÂNCIA: 

Os camponeses eram a base da sociedade medieval. Seu trabalho era de muita relevância para todo o povo, afinal, todos precisam se alimentar para poder viver.

E era por causa do trabalho dessas pessoas que as casas tinham pães, queijo, feijão, verduras e legumes; os reinos desfrutavam de vinhos saborosos, pães feitos de trigo, feijões; os barqueiros tinham comércios para transportar; os soldados tinham forças para estar em pé; e os ferreiros tinham vigor para continuar forjando as suas armas.

Eles eram essenciais para a economia, o comércio e também para o sustento dos feudos.

ROTINA DIÁRIA: 

Para os camponeses, o dia começava muito cedo. Eles tinham que levantar antes do nascer do sol e trabalhar durante o dia todo, num trabalho muito árduo, e voltar para casa ao anoitecer.

Nessa rotina de trabalho duro, mulheres e crianças também eram obrigadas a ajudarem, seja na colheita, na produção de tecidos ou no cuidado com os animais — todos trabalhavam.

O ritmo do trabalho dependia muito das estações do ano. Em tempos mais quentes, o trabalho podia ser um pouco mais acelerado, produtivo e com colheitas mais intensas, mas em épocas de frio — no inverno, especificamente — o trabalho era mais calmo.

O TRABALHO PARA O SENHOR FEUDAL: 

Os camponeses eram pessoas muito pobres. Muitas vezes, não tinham condições financeiras para poder ter uma casa ou sustentar sua família. Com isso, eles se tornavam servos dos senhores feudais, que, em troca, lhes ofereciam moradia e proteção.

Mas, mesmo trabalhando para o seu senhor, os camponeses ainda tinham que cumprir com outras obrigações. Tinham que pagar impostos em produtos, trabalho ou dinheiro.

Como as terras usadas por eles pertenciam aos senhores feudais, eles eram obrigados a entregar parte da colheita como tributo para o senhor feudal e para a Igreja. Por esse motivo, os camponeses eram pessoas que viviam em extrema pobreza.

OUTRAS ATIVIDADES: 

Como se não bastasse todo o trabalho árduo que os camponeses tinham nas terras, eles também precisavam trabalhar em outros lugares, quando era preciso. Além da agricultura, os camponeses fabricavam roupas, utensílios de madeira, cestos e telhas.

Muitos eram obrigados a trabalharem nas construções das fortalezas, casas, pontes e outros. Além da construção, também tinham que trabalhar na manutenção dos castelos e da Igreja.

Como nada era fácil para um camponês, em algumas aldeias haviam moinhos, e, para poder usá-los, os camponeses deviam pagar.


Com todas essas coisas, agora podemos ver como os camponeses eram essenciais para a existência e funcionamento da Idade Média. O seu trabalho está presente nas casas, nos castelos, nos palácios, nos comércios, nas construções, nas roupas, em tudo.


                                                                                                                                                                                                                                                      Escrito por: Wanderson Cavalcanti 

Postar um comentário

0 Comentários