COMO ERA FEITO UM CASTELO MEDIEVAL ?


As construções dos castelos medievais eram verdadeiras obras de engenharia para a época. Elas foram pensadas para a defesa, controle territorial e demonstração de poder.

A forma como eles eram construídos evoluiu bastante ao longo da Idade Média, especialmente entre os séculos IX e XV.

MATERIAIS UTILIZADOS: 

Os primeiros castelos feitos na Idade Média eram construídos de madeira. Eles eram chamados de "motte and bailey". Sua construção era muito mais barata e rápida, mas eram mais frágeis contra o fogo e ataques.

Com o passar de alguns séculos, castelos de pedra passaram a ser construídos, visando ter uma durabilidade maior e aumentar a força de defesa contra o fogo e ataques inimigos.

ESTRUTURA BÁSICA: 

Posteriormente, quando os castelos de pedra começaram a ser construídos, os ataques dos inimigos passaram a ser menos efetivos, e as fortalezas se provavam muito resistentes e fortes diante dos adversários.

Algumas muralhas eram feitas com uma espessura de até 5 metros e se mostravam muito eficazes contra aríetes e catapultas.

Também eram reforçadas com torres de vigia, com a função de observar os ataques de longa distância e dar vantagem aos arqueiros.

Valas ao redor do castelo dificultavam a entrada dos inimigos; pontes levadiças eram construídas para serem erguidas em ataques inimigos; os portões reforçados eram frequentemente protegidos por grades de ferro; buracos nas paredes eram usados por eles para jogar óleo quente, pedras ou flechas nas ameaças iminentes.

INTERIOR DE UM CASTELO:

A composição interior de um castelo era estruturada, basicamente, com: 
  • Salão Principal (Great Hall):  onde ocorriam festas, reuniões e refeições, 
  • Cozinha e dispensas: localizadas separadamente para evitar incêndios 
  • Capelas: para rituais religiosos e missas
  • Cômodos privados: quase sempre frios e escuros, com poucas janelas; 
  • Masmorras: prisional subterrâneo, em alguns casos.   

TEMPO DE CONSTRUÇÃO: 

A construção de uma grande fortaleza podia demorar décadas para ser finalizada, dependendo do tamanho e dos recursos disponíveis. Alguns castelos menores eram construídos em poucos anos.

FUNÇÃO PRINCIPAL:

O motivo de se ter uma fortaleza como essa podia ser resumido em: defesa militar, símbolo de poder e domínio do senhor feudal, centro de administração local e moradia da nobreza.

Um castelo não era uma construção onde haviam fantasmas, dragões ou qualquer coisa fantasiosa que conhecemos nos dias de hoje, mas era usado pela nobreza para demonstração de poder e autoridade, defesa contra os inimigos e moradia dos nobres.  


                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Escrito por: Wanderson Cavalcanti 

Postar um comentário

0 Comentários