As construções dos castelos medievais eram verdadeiras obras de engenharia para a época. Elas foram pensadas para a defesa, controle territorial e demonstração de poder.
A forma como eles eram construídos evoluiu bastante ao longo da Idade Média, especialmente entre os séculos IX e XV.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Os primeiros castelos feitos na Idade Média eram construídos de madeira. Eles eram chamados de "motte and bailey". Sua construção era muito mais barata e rápida, mas eram mais frágeis contra o fogo e ataques.
Com o passar de alguns séculos, castelos de pedra passaram a ser construídos, visando ter uma durabilidade maior e aumentar a força de defesa contra o fogo e ataques inimigos.
ESTRUTURA BÁSICA:
Posteriormente, quando os castelos de pedra começaram a ser construídos, os ataques dos inimigos passaram a ser menos efetivos, e as fortalezas se provavam muito resistentes e fortes diante dos adversários.
Algumas muralhas eram feitas com uma espessura de até 5 metros e se mostravam muito eficazes contra aríetes e catapultas.
Também eram reforçadas com torres de vigia, com a função de observar os ataques de longa distância e dar vantagem aos arqueiros.
Valas ao redor do castelo dificultavam a entrada dos inimigos; pontes levadiças eram construídas para serem erguidas em ataques inimigos; os portões reforçados eram frequentemente protegidos por grades de ferro; buracos nas paredes eram usados por eles para jogar óleo quente, pedras ou flechas nas ameaças iminentes.
INTERIOR DE UM CASTELO:
- Salão Principal (Great Hall): onde ocorriam festas, reuniões e refeições,
- Cozinha e dispensas: localizadas separadamente para evitar incêndios
- Capelas: para rituais religiosos e missas
- Cômodos privados: quase sempre frios e escuros, com poucas janelas;
- Masmorras: prisional subterrâneo, em alguns casos.
TEMPO DE CONSTRUÇÃO:
FUNÇÃO PRINCIPAL:
O motivo de se ter uma fortaleza como essa podia ser resumido em: defesa militar, símbolo de poder e domínio do senhor feudal, centro de administração local e moradia da nobreza.
0 Comentários