A idade média é um período da humanidade, que suas culturas, infraestruturas, sociedade e muitas outras coisas, eram bem diferentes das que conhecemos hoje.
Nos dias atuais, existem diversos meios de transportes que são essenciais para toda a área da sociedade moderna; seja ela a alimentação, os acessórios, as roupas, os automóveis, materiais industriais, entre outros.
Mas você sabe qual era o meio de transporte mais eficiente e usado para o desenvolvimento e funcionalidade da sociedade medieval no geral ?
Vem comigo nessa rápida história para entendermos melhor sobre a importância dos BARCOS e dos BARQUEIROS.
FUNÇÕES:
As funções dos barqueiro, na idade média, as vezes, podia não ser uma tarefa muito fácil. Pois todos os serviços que eles faziam eram essenciais e exigiam grandes responsabilidades em suas navegações.
Através deles, mercadorias como o vinho, os grãos, tecidos, especiarias e outros, podiam entrar e sair das regiões, facilitando a locomoção de produtos e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e economia.
Pelas estradas medievais serem, muitas vezes, um meio de transporte perigoso e de difícil acesso, os rios se tornaram o principal meio de deslocamento. A facilidade de transportes de mercadorias e outros mais, faziam com que os comerciantes e os feudos contratassem esses navegantes para transportar os seus comércios e interesses; tornando as águas numa espécie de "rodovia".
APOIO MILITAR E ESTRATÉGICO:
Os barqueiros eram figuras essenciais para o comércio e economia da sociedade, mas também eram muito importantes para a área militar.
Durante as guerras, os barqueiros eram usados pelas tropas, para o transporte de soldados, cavalos e suprimentos.
Com seus barcos, eles podiam atravessar lugares que por estradas de terra podia-se não conseguir, além de trazer mais segurança e facilidade nas locomoções de grandes quantidades de soldados; junto dos seus pertences. Também era o meio mais veloz para se chegar ao campo de batalha ou em suas fortalezas.
Em algumas batalhas eles ajudavam, até mesmo, no abastecimento de castelos sitiados.
IMPORTÂNCIA:
Agora podemos ver, de forma resumida, o quão importante e essencial um barqueiro era na sociedade medieval. Desde o tráfego comercial, e até mesmo turístico, aos rios de batalhas insanas.
Sem os barqueiros o comércio não funcionaria, a economia não giraria - trazendo riquezas e prosperidade para as terras -, as casas e os castelos não seriam fartos de alimentos e especiarias, os exércitos enfrentariam grandes dificuldades com as locomoções e com a falta de suprimentos em suas tropas e fortalezas.
Escrito por: Wanderson Cavalcanti
0 Comentários